Vinicius Gerheim
Formas, ritmos, vibrações e simpatias compõem relações de forças que criptografam sua própria existência. São pinturas que desordenam as fronteiras do público e do privado ao agenciar os limites da linguagem e do próprio ser.
– Walla Capelobo, 2021
Vinicius Gerheim é um artista cuja produção se desenvolve a partir da observação de padrões visuais e códigos sociais do cotidiano. Sua obra estabelece conexões entre formas da paisagem, estamparias locais, imaginário popular e tradições pictóricas como a natureza-morta e a paisagem, propondo um diálogo sensível entre o ambiente e a memória cultural. Sua prática explora repetição, coletividade e pertencimento como formas de repensar identidade, nação e ecossistema. Transita por temas como sexualidade, fé e memórias da infância, buscando transformar sensações em linguagem. Na pintura, encontra um meio de expandir sua sensibilidade, ressignificar códigos e se reencantar com o que ainda não foi traduzido.
-
Geometria crepuscular
23 Novembro 2024 - 1 Fevereiro 2025 Rio de JaneiroA exposição coletiva propõe uma reflexão sobre a geometria na arte contemporânea, explorando uma abordagem que se afasta da rigidez formal e exata para incorporar aspectos mais sutis, sensoriais e...Leia mais -
Vinícius Gerheim | Tororó
10 Agosto - 26 Outubro 2024 São PauloVinicius Gerheim, Boca, pena e folha , 2024; foto [photo] Pedro Agilson, cortesia do artista e A Gentil Carioca [courtesy of the artist and A Gentil Carioca] Vinicius Gerheim inaugura...Leia mais -
Forrobodó
9 Setembro 2023 - 13 Janeiro 2024 Rio de JaneiroA Gentil Carioca tem o prazer de apresentar Forrobodó, exposição coletiva que marca os 20 anos da galeria e celebra o potencial político, poético, estético e erótico das ruas, com...Leia mais -
Vinicius Gerheim | Brejo
10 Setembro - 22 Outubro 2022 Rio de JaneiroA Gentil Carioca convida para a abertura de BREJO , exposição individual de Vinicius Gerheim . Na mostra, biomas mineiros da caatinga, cerrado e mata atlântica materializam corpos ex-castrados em...Leia mais -
A Trama da Terra que Treme
21 Maio - 22 Julho 2022 São PauloJoão Modé | Construtivo [Paninho] , 2014 A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar A Trama da Terra que Treme . Com curadoria de Victor Gorgulho , a mostra...Leia mais -
Vinicius Gerheim | Primeiras Estórias
14 Agosto - 9 Outubro 2021 Rio de JaneiroOs fenômenos dos tempos entre as grandes lacunas de viver e morrer são ações dos nossos sentidos, das sensações que encarnam os ciclos, das emoções que conduzem as percepções e...Leia mais
Vinicius Gerheim é um artista cuja produção se desenvolve a partir da observação de padrões visuais e códigos sociais do cotidiano. Sua obra estabelece conexões entre formas da paisagem, estamparias locais, imaginário popular e tradições pictóricas como a natureza-morta e a paisagem, propondo um diálogo sensível entre o ambiente e a memória
cultural. Sua prática explora repetição, coletividade e pertencimento como formas de repensar identidade, nação e ecossistema. Transita por temas como sexualidade, fé e memórias da infância, buscando transformar sensações em linguagem. Na pintura, encontra um meio de expandir sua sensibilidade, ressignificar códigos e se reencantar com o que ainda não foi traduzido.
Em 2025 participa da mostra “Horizontes - Peintures brésiliennes”, Le Grand Palais - Saison Brésil-France, em Paris, e da residência artística na instituição El Espacio 23, em Miami, EUA. Também participou da exposição coletiva “A World Far Away, Nearby and Invisible: Territory Narratives in the Jorge M. Pérez Collection”, no Jorge M. Pérez Collection and El Espacio 23, Miami, EUA, e realizou o mural Pé-de-Moleque no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil.
Em 2024, participou das coletivas “O que te faz olhar para o céu?”, no Centro Cultural dos Correios e apresenta a exposição individual “Tororó”, n ́ A Gentil Carioca de São Paulo.
Em 2023, fez parte da coletiva “Forróbodó”, n ́A Gentil Carioca, Rio de Janeiro e participou da exposição coletiva “NOW – Arte Contemporânea Brasileira”, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.
Em 2022, inaugurou "Brejo", exposição individual n'A Gentil Carioca do Rio de Janeiro. Participou da coletiva "A Trama da Terra que Treme", n'A Gentil Carioca em São Paulo, e realizou um solo para o stand da galeria na Independent New York.
Em 2021, realizou sua primeira exposição individual na galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro. Desde 2014, participa de exposições em espaços independentes e instituições como Casa Daros, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Fundação de Arte de Niterói, Casa França-Brasil, entre outros.
Suas obras integram importantes coleções, como: ICA - Institute of Contemporary Art Miami; Pérez Art Museum Miami; Fondazione Sandretto Re Rebaudengo; Rennie Collection; 21C Museum.

