A Gentil Carioca
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Exposições
  • Feiras
  • Na galeria
  • Projetos
  • Galeria
  • Contato
  • PT
  • EN
Menu
  • PT
  • EN

Vinicius Gerheim

  • Imagens
  • Apresentação
  • Obras
  • Exposições em destaque
  • Na galeria
  • Notícias
  • Biografia
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024
Open a larger version of the following image in a popup: Vinicius Gerheim, Depois da tromba d'água, 2024

Vinicius Gerheim

Depois da tromba d'água, 2024
óleo e acrílica sobre tela
[oil and acrylic on canvas]
170 x 130 x 3.5 cm
[66 7/8 x 51 1/8 x 1 3/8 in]
10.5 kg
Copyright O Artista
Saiba mais
%3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3EVinicius%20Gerheim%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title_and_year%22%3E%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_title%22%3EDepois%20da%20tromba%20d%27%C3%A1gua%3C/span%3E%2C%20%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_year%22%3E2024%3C/span%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3E%C3%B3leo%20e%20acr%C3%ADlica%20sobre%20tela%3Cbr/%3E%0A%5Boil%20and%20acrylic%20on%20canvas%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E170%20x%20130%20x%203.5%20cm%3Cbr/%3E%0A%5B66%207/8%20x%2051%201/8%20x%201%203/8%20in%5D%3Cbr/%3E%0A10.5%20kg%3C/div%3E

Mais imagens

  • (View a larger image of thumbnail 1 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 2 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 3 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 4 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 5 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 6 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 7 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 8 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 9 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
  • (View a larger image of thumbnail 10 ) Vinicius Gerheim, Sem título [Untitled], 2020
Em 'Depois da tromba d'água', Vinicius Gerheim explora novas expressões artísticas, iniciando-se pelo o que chama de 'ruído', se manifestando na textura molhada do empasto e em vestígios técnicos deixados...
Leia mais
Em "Depois da tromba d'água", Vinicius Gerheim explora novas expressões artísticas, iniciando-se pelo o que chama de "ruído", se manifestando na textura molhada do empasto e em vestígios técnicos deixados na pintura. No processo de elaboração, Gerheim carimba o plano pictórico e produz texturas em diferença e semelhança, guiando-se principalmente pela cor. Esse movimento o permitiu elaborar uma redescoberta de elementos de sua infância em Minas Gerais, cercando-se de imaginários e vivências pessoais.
Na pesquisa, o artista desenvolveu ferramentas para alcançar o “ruído ideal”: o estêncil gabarito e bicos de confeitar, feitos artesanalmente por ele. Dessa maneira, o campo pictórico é preenchido com cores complementares, criando jogos ópticos que culminam em composições visualmente agradáveis e ricas. Nesse processo, que Vinicius gosta de chamar "dança", cada cor solicita sua complementar, e assim a obra se forma.
Os planos, compostos por elementos naturais, tapeçarias, cortinas estampadas e grafismos, servem como base para o artista adicionar diversos componentes distintos, além de incorporar negativos, sugerindo horizontes, portas, molduras ou janelas.
Além disso, há uma construção de perspectivas variadas, às vezes isométricas e outras com pontos de fuga, enriquecendo a criação de uma espacialidade única. Os elementos surgem conforme as demandas da própria pintura, adaptando-se às formas e cores que ela requer. Isso permite a transmutação do que é representado: um trovão pode se transformar em um galho, uma flor em uma boca, um galho em uma cobra, e uma folha em um pássaro.

[In “Depois da tromba d'água”, Vinicius Gerheim explores new artistic expressions, manifested in the wet texture of the empasto and in technical traces left on the painting. In the process of elaboration, Gerheim stamps the pictorial plane and produces textures in difference and similarity, guided mainly by color. This movement allowed him to rediscover elements from his childhood in Minas Gerais, surrounded by imagery and personal experiences.
In his research, the artist developed tool, such as the stencil template and confectionery nozzles, which he handmade himself. In this way, the pictorial field is filled with complementary colors, creating optical games that culminate in visually pleasing and rich compositions. In this process, which Vinicius likes to call “dance”, each color asks for its complement, and so the work is formed.
The planes, made up of natural elements, tapestries, printed curtains and graphics, serve as a basis for the artist to add various different components, as well as incorporating negatives, suggesting horizons, doors, frames or windows.
In addition, there is a construction of varied perspectives, sometimes isometric and others with vanishing points, enriching the creation of a unique spatiality. The elements emerge according to the demands of the painting itself, adapting to the shapes and colors it requires. This allows for the transmutation of what is represented: thunder can turn into a twig, a flower into a mouth, a twig into a snake, and a leaf into a bird.]
Fechar todos os detalhes
Anterior
|
Próximo
15 
de  24

Rio de Janeiro

Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado | Centro

20060-020 | Rio de Janeiro (RJ) | Brasil

Tel: +55 21 2222 1651

De segunda a sexta, das 12h às 18h
Sábado, das 12h às 16h (com agendamento prévio)

 

Informações gerais  

correio@agentilcarioca.com.br

WhatsApp  +55 21 985608524   

São Paulo
Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis

01239-050 | São Paulo (SP) | Brasil

Tel: +55 11 3231 0054

De segunda a sexta, das 10h às 19h

Sábado, das 11h às 17h

 

Vendas 

vendas@agentilcarioca.com.br  

WhatsApp  +55 11 964174050   

Instagram, opens in a new tab.
Faça parte do nosso mailing
Youtube, opens in a new tab.
Política de privacidade
Manage cookies
© 2025 A Gentil Carioca | Desde 2003. Todos os direitos reservados | Política de privacidade
Site produzido por Artlogic

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar a navegar, você nos dá o consentimento para utilização de cookies.

Manage cookies
Aceitar

Cookie preferences

Marque os tipos de cookies que permite que nosso site utilize:

Cookie options
Required for the website to function and cannot be disabled.
Improve your experience on the website by storing choices you make about how it should function.
Allow us to collect anonymous usage data in order to improve the experience on our website.
Allow us to identify our visitors so that we can offer personalised, targeted marketing.
Save preferences
topo