A Gentil Carioca

  • A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas — Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima — iniciativa que a torna única no Brasil. A direção fica a cargo de Márcio Botner e Elsa Ravazzolo Botner, que é também sócia. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte. 

     

    Localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, mais especificamente na região denominada Saara, um lugar fundado no século passado por imigrantes árabes e judeus, também conhecido como o maior mercado aberto da América Latina. Ao seu redor, encontra-se todo tipo de bugigangas e especiarias, atrativo fundamental para muitos artistas e curiosos. É sobre duas dessas lojas, sobrados dos anos 1920 unidos por uma encruzilhada, que a Gentil tem sua presença.

     

    Em 2021, completando 18 anos de atividades, A Gentil Carioca expande sua essência com um novo espaço expositivo na Zona Central de São Paulo. Localizada em um charmoso casario em Higenópolis, o espaço afirma a vontade de proporcionar aos artistas trocas ativas nessa cidade multicultural e global. Com a coletiva inaugural Bum-bum Paticumbum Prugurundum em 7 de agosto de 2021, anuncia sua chegada, com inconfundível programação.

     

    A Gentil já nasce misturada para captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Crê que cada obra de arte é um cadinho cultural com potência de irradiar cultura e educação. Seus endereços tornam-se lugares de concentração e difusão da voz de diferentes artistas e ideias. A iniciativa também preconiza a ampliação do campo de ação potencial da arte ao estimular a rede de colecionadores e amantes da arte em geral.