Parede Gentil

  • Parede Gentil 39 | Yhuri Cruz

    No dia 9 de setembro de 2023, A Gentil Carioca inaugurou, na sede do Rio de Janeiro, sua trigésima nona Parede Gentil, criada por Yhuri Cruz: “Monumento à Voz de Anastácia”.


    Yhuri Cruz, trabalha a partir de memórias subterrâneas, suas obras são concebidas para manter vivo um passado recente que deixou marcas e rastros, principalmente na população negra. São arquivos e documentos históricos que dão vida a esculturas, escritas, objetos e proposições performativas.

     

    Gentil Apoio:  Paulo A. W. Vieira

     

    Oração a Anastácia Livre

     

    Festa dias 12 e 13 de Maio.

    Comemora-se todos os dias 12 e 13.

     

    Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Anastácia Livre.

     

    Oração

     

    Vemos que algum algoz fez da tua vida um martírio, violentou tiranicamente a tua mocidade, vemos também no teu semblante macio, no teu rosto suave, tranquilo, a paz que os sofrimentos não conseguiram perturbar.

     

    Isso quer dizer que sua luta te tornou superior, conquistaste tua voz, tanto que Deus levou-te para as planuras do Céu e deu-te o poder de fazeres curas, graças e milagres mil a quem luta por dignidade.

     

    Anastácia, és livre, pedimos-te ... roga por nós, proteja-nos, envolve-nos no teu manto de graças e com teu olhar bondoso, firme e penetrante, afasta de nós os males e os maldizentes do mundo.

     

    Monumento à voz de Anastácia

    Yhuri Cruz, 2019

     
  • Parede Gentil | Edições anteriores

    Desde 2005, A Gentil Carioca recebe diversos convidados para realizar obras especiais na parede externa da galeria, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, que permanecem expostas por aproximadamente quatro meses. Entre artistas, coletivos e curadores, a Parede Gentil já recebeu nomes como Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Marcos Chaves, Lenora de Barros, Neville D'Almeida, Guga Ferraz, Carla Zaccagnini, Nico Vascellari, Gabi Gusmão, Maria Nepomuceno, Arjan Martins, OPAVIVARÁ!, Carlos Garaicoa e muitos outros. Para a realização de cada edição, a galeria também convida um colecionador para apoiar e subsidiar o projeto, com o intuito de transformar uma coleção de obras de arte em algo público. Uma boa coleção de arte legitima seu tempo e permite que um maior número de pessoas tenha acesso à obra.

    • 23. Cobrir e Descobrir, 2014/2015 Rodrigo Matheus Gentil Apoio: José e Bety Botner

      23. Cobrir e Descobrir, 2014/2015
      Rodrigo Matheus
      Gentil Apoio: José e Bety Botner

    • 22. Ciclo Solar, 2014 Bernardo Ramalho Gentil Apoio: Claudia Singery Ferraz

      22. Ciclo Solar, 2014
      Bernardo Ramalho
      Gentil Apoio: Claudia Singery Ferraz

    • 21. CHUVAVERÃO, 2014 OPAVIVARÁ! Gentil Apoio: Frances Reynolds

      21. CHUVAVERÃO, 2014
      OPAVIVARÁ!
      Gentil Apoio: Frances Reynolds