Parede Gentil

  • Parede Gentil 38 | Denilson Baniwa

    A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar, na sede do Rio de Janeiro, sua trigésima oitava Parede Gentil, edição especial em memória de Jaider Esbell, que se fez estrela no cosmo Makunaimí 1979 - 2021, uma homenagem de Denilson Baniwa, a partir de 26 de novembro de 2021.

    Denilson transita pelos mundos experimentando seus processos artísticos e, a partir da antropofagia e autofagia da arte, busca o entendimento do Outro - seja ele humano ou não. Indígena, comunicador, artista parido no Movimento Indígena Amazônico, Baniwa é nascido em Mariuá, Rio Negro.

    O homenageado, Jaider Esbell - ativista indígena Macuxi, curador e artista -, era e sempre será um nome de grande, mágica e urgente importância para a arte contemporânea do país. ⁠

  • Parede Gentil | Edições anteriores

    Desde 2005, A Gentil Carioca recebe diversos convidados para realizar obras especiais na parede externa da galeria, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, que permanecem expostas por aproximadamente quatro meses. Entre artistas, coletivos e curadores, a Parede Gentil já recebeu nomes como Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Marcos Chaves, Lenora de Barros, Neville D'Almeida, Guga Ferraz, Carla Zaccagnini, Nico Vascellari, Gabi Gusmão, Maria Nepomuceno, Arjan Martins, OPAVIVARÁ!, Carlos Garaicoa e muitos outros. Para a realização de cada edição, a galeria também convida um colecionador para apoiar e subsidiar o projeto, com o intuito de transformar uma coleção de obras de arte em algo público. Uma boa coleção de arte legitima seu tempo e permite que um maior número de pessoas tenha acesso à obra.

    • 22. Ciclo Solar, 2014 Bernardo Ramalho Gentil Apoio: Claudia Singery Ferraz

      22. Ciclo Solar, 2014
      Bernardo Ramalho
      Gentil Apoio: Claudia Singery Ferraz

    • 21. CHUVAVERÃO, 2014 OPAVIVARÁ! Gentil Apoio: Frances Reynolds

      21. CHUVAVERÃO, 2014
      OPAVIVARÁ!
      Gentil Apoio: Frances Reynolds

    • 20. Sem título, 2013/2014 Anônimo

      20. Sem título, 2013/2014
      Anônimo