A Gentil Carioca
Skip to main content
  • Menu
  • Home
  • Artistas
  • Viewing rooms
  • Feiras
  • Galeria
  • Contato
  • PT
  • EN
Menu
  • Menu
  • Menu
  • PT
  • EN

Marcela Cantuária

  • Imagens
  • Apresentação
  • Obras
  • Exposições em destaque
  • Na galeria
  • Publicações
  • Vídeo
  • Biografia
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020
Open a larger version of the following image in a popup: Marcela Cantuária, Os mortos não estão mortos, 2020

Marcela Cantuária

Os mortos não estão mortos, 2020
óleo e acrílica sobre tela [oil and acrylic on canvas]
150 x 300 cm tríptico [59 1/8 x 118 1/8 in triptych]
150 x 100 cm cada [59 1/8 x 39 3/8 in each]
Saiba Mais
%3Cdiv%20class%3D%22artist%22%3EMarcela%20Cantu%C3%A1ria%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22title_and_year%22%3E%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_title%22%3EOs%20mortos%20n%C3%A3o%20est%C3%A3o%20mortos%3C/span%3E%2C%20%3Cspan%20class%3D%22title_and_year_year%22%3E2020%3C/span%3E%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22medium%22%3E%C3%B3leo%20e%20acr%C3%ADlica%20sobre%20tela%20%5Boil%20and%20acrylic%20on%20canvas%5D%3C/div%3E%3Cdiv%20class%3D%22dimensions%22%3E150%20x%20300%20cm%20tr%C3%ADptico%20%5B59%201/8%20x%20118%201/8%20in%20triptych%5D%3Cbr/%3E%0A150%20x%20100%20cm%20cada%20%5B59%201/8%20x%2039%203/8%20in%20each%5D%3C/div%3E

Mais imagens

  • (View a larger image of thumbnail 1) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 2) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 3) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 4) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 5) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 6) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
  • (View a larger image of thumbnail 7) Marcela Cantuária, Lúcia de Souza 'Sônia' , 2019
Veja na parede
A obra Os mortos não estão mortos aborda através da composição a ideia de que a memória de lutadoras e lutadores permanece viva tanto na figura feminina central com punho...
Leia mais
A obra Os mortos não estão mortos aborda através da composição a ideia de que a memória de lutadoras e lutadores permanece viva tanto na figura feminina central com punho em riste, como na natureza – cadeia de montanha, céu estrelado e a energia solar e lunar. Nas 4 laterais da pintura, existe uma tentativa de lograr uma moldura para o quadro, usando um background de cores, plantas e fragmentos de animais que remetem a vida no hemisfério sul, mais propriamente na américa do sul.
Na primeira parte do tríptico está representado o Muiraquitã, amuleto utilizado na região norte do Brasil, criado por mulheres indígenas desde antes dos europeus chegarem ao continente americano. Esse objeto é tradicionalmente usado quando se ganha de presente e atrai prosperidade e abundância. Na terceira parte do tríptico, uma das obras mais significativas do artista Joaquin Torres Garcia “América Invertida”, de 1943, se sobrepõe a paisagem de estrelas e montanhas. A cartografia criada por Torres Garcia é algo reforçado nessa pintura, como um lugar onde se norteia pela cosmovisão e reconhece o sul global como região central de cultura.

The work “Os mortos não estão mortos” addresses, through composition, the idea that the memory from the fighters remains alive both in the central female figure with a raised fist, and in nature - mountain range, starry sky and solar and lunar energy. On the corners of the painting there is an attempt to achieve a frame using a background of colors, plants and fragments of animals that refer to life in the southern hemisphere, more specifically in South America. In the first part of the triptych Muiraquitã is represented, an amulet used in the northern region of Brazil, created by indigenous women before Europeans arrived on the American continent. This object is traditionally used when given as a gift to attract prosperity and abundance. In the third part of the triptych, one of the most significant works of the artist Joaquin Torres García, América Invertida, from 1943, overlay the landscape of stars and mountains. The cartography created by Torres Garcia is somewhat reinforced in this painting, as a place to guide worldview cosmovisions and recognizes the global south as a central region of culture.
Fechar todos os detalhes
Anterior
|
Próximo
2 
de 9

A GENTIL CARIOCA

Rua Gonçalves Lédo, nº 11 e nº 17 sobrado - Centro

Rio de Janeiro - RJ - 20060-020 - Brasil

correio@agentilcarioca.com.br
tel +55 21 22221651

Whatsapp: +55 21 985608524

Facebook, opens in a new tab.
Instagram, opens in a new tab.
Twitter, opens in a new tab.
Youtube, opens in a new tab.
Entre na mailing list
A Gentil Carioca - Desde 2003 - Todos os direitos reservados 2020
Site produzido por Artlogic
Close

Newsletter Gentil

Cadastre-se para receber nossa newsletter e faça parte da comunidade Gentil!

Sign up to receive our newsletter and be part of the Gentil community!

Assinar

Processaremos os dados pessoais que você forneceu de acordo com nossa política de privacidade (disponível mediante solicitação). Você pode cancelar a assinatura ou alterar suas preferências a qualquer momento clicando no link em nossos e-mails.