Agrade Camíz
Observar a construção de Agrade Camíz é perceber a necessidade de atravessar os muros do amor e da denúncia, da subjetividade e da memória. Sair de um subúrbio idílico e bucólico que jamais existiu.
– Marcelo Campos, Teu nome tá no judas ou de suburbane para suburbane, 2021
Artista multimídia, nasceu no Rio de Janeiro em 1988, onde vive e trabalha. Articula seus trabalhos usando a estética da arquitetura popular carioca, mesclando questões relacionadas à sexualidade, à beleza e à opressão feminina. Incorpora grades em muitos trabalhos, elemento que remete a imposições e padronizações do comportamento. A artista, além de produzir obras de diversas dimensões que podem ser exibidas em galerias e museus, também possui um trabalho expressivo como grafiteira e muralista em diversos pontos da cidade.
-
Agrade Camíz | Quitação
2 Abril - 7 Maio 2022Agrade Camíz | Últimas oportunidades para você quitar sua dívida, 2022 A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar Quitação, primeira exposição individual de Agrade Camíz em nossa sede de...Leia mais -
Agrade Camíz | Abusada
14 Agosto - 9 Outubro 2021 Rio de JaneiroTeu nome tá no judas ou de suburbane para suburbane O subúrbio é um inferno, disse-me-disse, nome no judas, roubo de fio, cerol nos olhos, chacota, bullying. – Camila, olha...Leia mais
Artista multimídia, nasceu no Rio de Janeiro em 1988, onde vive e trabalha. Articula seus trabalhos usando a estética da arquitetura popular carioca, mesclando questões relacionadas à sexualidade, à beleza e à opressão feminina. Incorpora grades em muitos trabalhos, elemento que remete a imposições e padronizações do comportamento. Além de produzir obras de diversas dimensões que podem ser exibidas em galerias e museus, também possui um trabalho expressivo como grafiteira e muralista em diversos pontos da cidade.
Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Agrade fez residências artísticas na Cidade de Deus e na Maré, ambas no Rio de Janeiro, e também em Natal, Rio Grande do Norte. Participa desde 2010 de diversos projetos relacionados ao grafite e à arte urbana, além de já ter exibido seu trabalho em mostras coletivas em instituições como MAM Rio, MAR, Oi Futuro, SESI Rio, Sesc Rio, entre outras. Em 2022, inaugura "Quitação", sua primeira exposição individual na sede paulista d'A Gentil Carioca, e participa da coletiva "Misturas" no Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro. Em 2021, participou do projeto Parede Gentil 37: Arte, Substantivo Feminino, além de realizar sua primeira exposição individual, Abusada, ambas na sede do Rio de Janeiro da galeria A Gentil Carioca.