Imagens
1/3
Anterior
Próximo
Apresentação

Observar a construção de Agrade Camíz é perceber a necessidade de atravessar os muros do amor e da denúncia, da subjetividade e da memória. Sair de um subúrbio idílico e bucólico que jamais existiu.

– Marcelo Campos, Teu nome tá no judas ou de suburbane para suburbane, 2021

Artista multimídia, utiliza em seus trabalhos a estética da arquitetura popular carioca, desenvolvendo obras repletas de símbolos da habitação. A partir da representação de objetos carregados de memória afetiva, como grades e outros elementos arquitetônicos, Agrade evoca questões relacionadas à sexualidade, à beleza e à opressão feminina. Além de produzir obras em dimensões próprias para a exibição em galerias e museus, a artista tem uma prática expressiva como grafiteira e muralista, levando o seu trabalho para o espaço público da cidade.

Obras
  • Agrade Camíz, Lascívia, 2023
    Lascívia, 2023
  • Agrade Camíz, Sem título, 2023
    Sem título, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
    Após a Curva Vire à Esquerda, 2023
  • Agrade Camíz, Feijão Preto, 2023
    Feijão Preto, 2023
  • Agrade Camíz, Alligator, 2023
    Alligator, 2023
  • Agrade Camíz, Peephole, 2023
    Peephole, 2023
  • Agrade Camíz, Desabitadas (Uninhabited), 2023
    Desabitadas (Uninhabited), 2023
  • Agrade Camíz, Poema do Beco, 2023
    Poema do Beco, 2023
  • Agrade Camíz, O Quereres (díptico), 2023
    O Quereres (díptico), 2023
  • Agrade Camíz, O Sonho do Amor Próprio , 2023
    O Sonho do Amor Próprio , 2023
  • Agrade Camíz, Lapas, 2022
    Lapas, 2022
  • Agrade Camíz, Rejunte, 2022
    Rejunte, 2022
  • Agrade Camíz, Pop Brazil Vol.2, 2022
    Pop Brazil Vol.2, 2022
  • Agrade Camíz, Alligator 4, 2022
    Alligator 4, 2022
  • Agrade Camíz, Bloco 2, 2021
    Bloco 2, 2021
  • Agrade Camíz, Vista, 2021
    Vista, 2021
  • Agrade Camíz, sem título [untitled], 2021
    sem título [untitled], 2021
  • Agrade Camíz, Girls' money, 2021
    Girls' money, 2021
  • Agrade Camíz, Fundos I, 2021
    Fundos I, 2021
  • Agrade Camíz, Teu nome tá no Judas, 2020
    Teu nome tá no Judas, 2020
  • Agrade Camíz, Padrão sobre corpo, 2020
    Padrão sobre corpo, 2020
  • Agrade Camíz, Padrão sobre corpo 2, 2020
    Padrão sobre corpo 2, 2020
  • Agrade Camíz, Namoradeira, 2019
    Namoradeira, 2019
Exposições em destaque

Quitação, 2022 | A Gentil Carioca | São Paulo, Brasil

Na galeria
Notícias
Biografia
Artista multimídia, utiliza em seus trabalhos a estética da arquitetura popular carioca, desenvolvendo obras repletas de símbolos da habitação. A partir da representação de objetos carregados de memória afetiva, como grades e outros elementos arquitetônicos, Agrade evoca questões relacionadas à sexualidade, à beleza e à opressão feminina. Além de produzir obras em dimensões próprias para a exibição em galerias e museus, a artista tem uma prática expressiva como grafiteira e muralista, levando o seu trabalho para o espaço público da cidade.

Agrade fez residências artísticas na Cidade de Deus e na Maré, ambas no Rio de Janeiro, e em Natal, Rio Grande do Norte. Participa desde 2010 de diversos projetos relacionados ao grafite e à arte urbana, além de já ter exibido seu trabalho em mostras coletivas em diversas instituições.

Em 2023, a artista participou da residência artística Gasworks, em Londres. Também apresentou “Última Forma”, sua segunda exposição individual na sede da galeria A Gentil Carioca no Rio de Janeiro, e participou da coletiva “Forrobodó”, também n’A Gentil Carioca. No mesmo ano ainda participou das exposições: “Conversas entre coleções” (Casa Roberto Marinho, Rio de Janeiro); “Corpo Gesto” (Galeria Nonada, Rio de Janeiro); “Poderosa energia do amor” (Galeria Cândido Portinari, Rio de Janeiro)  e “Dos Brasis” (Sesc Belenzinho, São Paulo).

Em 2022, apresentou a individual "Quitação” na sede de São Paulo d’A Gentil Carioca, e participou das exposições coletivas: “Crônicas Cariocas” (Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro); "Misturas" (Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro); “Art For Women’s Lives” (Paço Imperial, Rio de Janeiro) e “Se essa rua fosse minha” (Oi Futuro, Rio de Janeiro). Em 2021, participou do projeto Parede Gentil 37: “Arte, Substantivo Feminino”, e realizou sua primeira exposição individual, “Abusada”, ambas na sede da galeria no Rio de Janeiro. Suas obras integram a coleção do Instituto Inhotim, Brumadinho; Fundação PIPA, Rio de Janeiro e Fundação Bredin Prat, Paris, França.