Independent Art Fair NY 2022: Vinicius Gerheim

5 - 8 Maio 2022

Para a Independent Art Fair NY 2022, A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar a primeira mostra solo internacional de Vinicius Gerheim.

 

Desde o início, a maior motivação do artista para criar as imagens que pinta veio da constante vontade de se esconder e se proteger de olhares vigilantes. Nascido em 1992, Vinicius cresceu em Juiz de Fora, uma cidade relativamente pequena em Minas Gerais, Brasil, um lugar onde seu corpo e seus gestos não eram bem-vindos. Criar essas imagens era uma maneira de lidar com as coisas que não podiam ser traduzidas em linguagem. Em seus trabalhos iniciais, Gerheim procurou estratégias para se vingar desses olhares vigilantes. 

 

Em sua nova produção, tendo a repetição como principal recurso de linguagem, Gerheim rememora e reencanta elementos que fazem parte da identidade nacional de seu país e que fizeram parte de sua infância: as toalhas de mesa, os cobertores, seu quintal, seu jardim - lugares seguros para criação de seu repertório gestual. Foi nas cortinas saturadas de padrões que o artista encontrou sua motivação para criar uma tensão entre figuras, fundos e tramas. Para Vinicius, pode haver, por trás dessas cortinas, um jardim secreto onde ele possa existir, viver e amar com seu próprio corpo. 

 

É por isso que o artista se interessa pela repetição. Quando você repete algo por muito tempo, você não reconhece mais. É como quando você repete uma palavra várias vezes e não consegue mais entender o significado dela, você só consegue sentir a sua textura. Esse fenômeno acontece com elementos figurativos que são vistos como identidades nacionais que foram estilhaçadas e repetidas por diferentes vertentes. Seus ambientes sociais reais e seus propósitos de produção perdem o sentido para se tornarem imagens fetichizadas. O corpo criado por Vinicius através da repetição desafia e questiona a planura das telas, escondendo segredos, encobrindo e enfeitando realidades que não são tão belas quanto a sedução de suas formas.

 

 

 

 

-