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Obras
Vivian Caccuri
TabomBass, 2016subwoofers, 3 velas
[subwoofers, 3 candles]177 x 587 x 65 cm
[69 3/4 x 231 1/8 x 25 5/8 in]'TabomBass', um sistema de som feito com alto-falantes empilhados, como ocorre em festas de rua. É no entanto, construído somente com subwoofers, ou seja, emite somente sons graves. Diante deles,..."TabomBass", um sistema de som feito com alto-falantes empilhados, como ocorre em festas de rua. É no entanto, construído somente com subwoofers, ou seja, emite somente sons graves. Diante deles, velas acesas dançam com o ar deslocado pelo ritmo dos graves – linhas de baixo compostas por artistas da cidade Acra, em Gana, que colaboraram com Caccuri, depois de um período de pesquisa nesse país. Acra recebeu grupos de afro-brasileiros após a Revolta dos Malês, levante de escravos ocorrido em 1835 em Salvador. Hoje, seus descendentes são conhecidos como “tabom” – pois, por não conhecerem os idiomas locais, respondiam com a expressão “tá bom” ao que lhes era perguntado. Com esse pano de fundo histórico, Caccuri busca ampliar os vínculos e os sentidos para pensar o trajeto África-América, propondo encontros nos quais músicos e performers brasileiros improvisam a partir dos graves africanos e realizam, nesse atravessamento, uma produção híbrida.
["TabomBass", commissioned by the 32nd São Paulo Biennial, is a sound system composed of stacked speakers, similar to those used at street parties. However, this soundsystem is composed of subwoofers only, meaning that it only plays low frequency sounds. Placed in front of them, lit candles move with the displaced air and dance to the rhythm of the deep sounds – basslines composed by artists from the city of Accra, who collaborated with Caccuri after her research in Ghana. Accra received groups of African-Brazilians after the Malê Revolt, a slave rebellion that took place in Salvador in 1835. To this day, their descendants are known as ‘Tabom’ – because, not knowing the local languages, they answered all questions with ‘tá bom’ [roughly translated as ‘okay’]. Caccuri takes this historical background, seeking to expand connections and meanings to consider the Africa-America trajectory, proposing an encounter in which Brazilian musicians and performers improvise based on the African sounds and, through this combination, create a hybrid work of art.]Na galeria
32º Bienal de São Paulo - Incerteza Viva, 2016 | curadoria de [curated by] Jochen Volz, Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen & Sofía Olascoaga | São Paulo, Brazil