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Apresentação

As modestas, mas muito inquietantes incisões de Lucas no tecido urbano podem, talvez, serem pensadas como hack à matriz sociopolítica — tentativas propositadas e desorientadoras de perfurar a face aparentemente inescapável do realismo capitalista.

– Oliver Basciano, Renata Lucas, 2015 

Artista visual brasileira, vive e trabalha entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A prática de Renata Lucas é focada em intervenções temporárias em áreas construídas, esgarçando os limites delineados pela arquitetura e espaço urbano, questionando como nosso dia a dia e comportamento social são construídos e afetados pelos espaços que nos cercam. Lucas procura romper padrões presentes nas estruturas, formas e superfícies do espaço construído, buscando uma outra perspectiva de experiência aos que experimentam seu trabalho.

Obras
  • Renata Lucas, farsa, 2019
    farsa, 2019
  • Renata Lucas, fontes e sequestros, 2015
    fontes e sequestros, 2015
  • Renata Lucas, Febre [Fever], 2004
    Febre [Fever], 2004
  • Renata Lucas, Falha, 2003
    Falha, 2003
  • Renata Lucas, Cruzamento [Crossing], 2003
    Cruzamento [Crossing], 2003
  • Renata Lucas, Mau Gênio [Bad Temper], 2002
    Mau Gênio [Bad Temper], 2002
Exposições em destaque

Farsa | Art Unlimited | Art Basel, Suiça, 2019

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Biografia

Artista visual brasileira, vive e trabalha entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A prática de Renata Lucas é focada em intervenções temporárias em áreas construídas, esgarçando os limites delineados pela arquitetura e espaço urbano, questionando como nosso dia a dia e comportamento social são construídos e afetados pelos espaços que nos cercam. Lucas procura romper padrões presentes nas estruturas, formas e superfícies do espaço construído, buscando uma outra perspectiva de experiência aos que experimentam seu trabalho.

 

Apresentou as individuais "O Perde" n'a Gentil Carioca em São Paulo em 2022 e "Farsa" na Performance Space, Nova Iorque em 2019. Entre seus principais projetos estão “Andar de cima”, Casa do Povo, São Paulo (2018), “fontes e sequestros”, Neugerriemschneider, Berlin (2015), Museu do Homem Diagonal, Rio de Janeiro (2014) - Absolut Award, “[ ]”, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2014) e Secession, Vienna, Austria, “Third Time”, Peep-Hole, Milan (2011), “Cabeça e cauda de cavalo”, Ernst Schering Foundation Art Award, KW Institute for Contemporary Art, Berlin (2010), “Resident”, Gasworks, London (2007), “Falha”, Redcat, Los Angeles (2007), “Gentileza”, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro (2005), entre outros. Os projetos e trabalhos em exposições coletivas incluem “aqui”, Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2017), “Avenida Paulista”, MASP Museu de Arte de São Paulo (2017), “United States of Latin America”, MOCAD, Museum of Contemporary Art Detroit (2015), “o interior está no exterior”, Projeto Casa de Vidro, Instituto Lina Bo Bardi, São Paulo (2013), “One on One” na Kunstwerk, Berlin (2012), “Planos de fuga - Uma exposição em obras”, CCBB São Paulo (2012), dOCUMENTA(13), Kassel (2012), 12th Istanbul Biennial (2011), “Tiempo como materia”, MACBA, Barcelona (2009), “Venice suitcase”, 53th Venice Biennial (2009), “Barulho de Fundo” e “Matemática rápida”, 27a Bienal de São Paulo (2006) entre outras.

 

CV