Preview not cancelled BRAZIL | Cabelo

10 - 17 Junho 2020
  • A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar a Online Viewing Room solo do artista Cabelo para a primeira semana de not cancelled BRAZIL.

     

    not cancelled é um projeto desenvolvido pela agência Treat, sediada em Viena  que conta com edições já realizadas em Berlim, Paris, Varsóvia, Chicago, Dubai dentre outros locais. Para está edição participam do evento 57 galerias brasileiras com obras de 106 artistas, incluindo os artistas Gentis Cabelo (10 a 17 junho) e Aleta Valente (24 junho a 01 setembro).

     

    Cabelo, vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Poeta, músico e artista plástico. Considera seus desenhos, pinturas, esculturas, canções, performances, vídeos e instaurações, como manifestações da poesia. Segundo Luiz Camillo Osorio, essas várias linhas de força de sua poética têm como foco um acontecimento expressivo sempre marcado pela presença contundente do corpo. A obra acontece tanto num museu quanto na rua. Atualmente segue com o projeto Luz com Trevas: uma exposição, um show e um disco, que se misturam formando uma só obra.

  • Obras | Works

    • Cabelo, White Flaming Egg, 2018
      Cabelo, White Flaming Egg, 2018
    • Cabelo, Cabelo Cobra Coral, 2020
      Cabelo, Cabelo Cobra Coral, 2020
    • Cabelo, Bandeira BRA$$$IL ft. crackboysjr., 2019
      Cabelo, Bandeira BRA$$$IL ft. crackboysjr., 2019
    • Cabelo, White dwarf stars in globular cluster NGC 6397, 2011
      Cabelo, White dwarf stars in globular cluster NGC 6397, 2011
    • Cabelo, Yogue, 2015
      Cabelo, Yogue, 2015
    • Cabelo, Sem Título [Untitled], 2012
      Cabelo, Sem Título [Untitled], 2012
    • Cabelo, Sem Título [Untitled], 2012
      Cabelo, Sem Título [Untitled], 2012
    • Cabelo, Sem Título [Untitled], 2018
      Cabelo, Sem Título [Untitled], 2018
    • Cabelo, McChina, 2015
      Cabelo, McChina, 2015
  • publicação 'Luz com Trevas' publicação 'Luz com Trevas' publicação 'Luz com Trevas' publicação 'Luz com Trevas'
  • Biografia | Biography

    CABELO (CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 1967)

     

    Artista brasileiro, vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Cabelo é poeta, músico e artista plástico. Considera seus desenhos, pinturas, esculturas, canções, performances, vídeos e instaurações, como manifestações da poesia. Segundo Luiz Camillo Osorio, “essas várias linhas de força de sua poética têm como foco um acontecimento expressivo sempre marcado pela presença contundente do corpo”. A obra acontece tanto num museu quanto na rua. Atualmente segue com o projeto Luz com Trevas: uma exposição, um show e um disco, que se misturam formando uma só obra. 

    [Saiba mais: https://cabelo.etc.br/]

     

    Em 2019 foi um dos finalistas do Prêmio Pipa, e realizou sua exposição na Villa Aymoré, além de participar das exposições coletivas “Da linha, o fio”, no Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro, no Festival Multiplicidade 2019: Brasis, Centro Cultural Oi Futuro e participou da coletiva "O que não é floresta é prisão política" na Ocupação 9 de Julho do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), São Paulo. No ano de 2018 exibiu a individual “Luz com Trevas” no Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro e participou da 33ª Bienal Internacional de São Paulo pela segunda vez. Em 2017, participou de “Alucinações à Beira Mar”, no MAM Rio de Janeiro e da exposição “Art of the Treasure Hunt: The Grand Tour” na Toscana, Itália. Em 2015, fez a individual “Obrigado volte sempre” na galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Teve suas obras expostas em exposições individuais, entre as quais se destacam: “Da Banalidade”, Instituto Tomie Ohtake, SP (2016), “Humúsica”, no MAM-Rio(2012), “Mianmar Miroir (The Corridor), no Art Positions na Art Basel Miami (2006); “Imediações de Monte Basura”, no Centre D'art Santa Monica, Barcelona (2005). Entre as exposições coletivas destacam-se: Bienal do Mercosul 2009, Porto Alegre, “De Perto, De Longe”, Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo (2008); 26ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo (2004); “How Latitudes Become Forms: Art in a Global Age”, Walker Art Center , Minneapolis, EUA ; “Violência e Paixão”, MAM Rio (2003); “Cote à Cote - Art Contemporain du Brésil”, CAPC Musée d'Art Contemporain, França (2001); “Cefalópode Heptópode”, X Documenta de Kassel, Museum Fridericianum, Kassel, Alemanha (1997). Em 1996 recebeu o Prêmio Antarctica Artes com a Folha e o Prêmio IBEU de Artes Plásticas.

     

    As obras de Cabelo fazem parte das coleções Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ, Instituto Pipa, Acervo Banco Itaú S.A, João Sattamini - Museu de Arte Contemporânea de Niterói.