A Gentil Carioca

A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas – Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima – iniciativa que a torna única no Brasil. Tem como maior objetivo fazer desta galeria um lugar para se pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte.

 

Localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, mais especificamente na região denominada Saara, um lugar conhecido como o maior mercado aberto da América Latina e fundado no século passado por imigrantes árabes e judeus. Ao seu redor, encontra-se todo tipo de bugigangas e especiarias, atrativo fundamental para muitos artistas e curiosos. É sobre uma destas lojas que a Gentil tem sua presença, em um sobrado dos anos 20.

 

A Gentil já nasceu misturada para captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Crê que cada obra de arte é um cadinho cultural com potência de irradiar cultura e educação. Seu endereço fixo toma lugar de concentração e irradiação da voz de diferentes artistas e ideias, como também preconiza a ampliação do campo de ação potencial da arte ao estimular a rede de colecionadores e amantes da arte em geral.

 

 

sócios

Ernesto Neto, Laura Lima, Márcio Botner e Elsa Ravazzolo Botner

 

direção

Elsa Ravazzolo Botner e Márcio Botner

 

administrador financeiro

Alberto Evaristo Bernabé

 

coordenadora de produção

Rosa Melo

 

produção e logística

Isadhora Müller
Luciana Mugayar

 

vendas

Marianna Quartieri 

 

Coordenação de design
Liliane Kemper

 

Design
Gabriel Junqueira

 

arquivo

Nicolas Arawá

 

montagem e acervo

Fagner França

 

assistente de administração e finanças

Vinícius Amorim Tavares

 

estagiário de administração e finanças

Ronaldo Pedro da Silva

 

serviços gerais

Zezé (Maria José Venâncio Sales)